Oficinas/Vivências


OFICINAS: Além dos shows ao vivo o trabalho do grupo também consiste na arte-educação pela linguagem musical. O "Projeto Guarará" oferece uma série de oficinas e workshops ministrados por seus integrantes, visando a interação com o público em geral e com a cena artística dos locais por onde passam.


VIVÊNCIAS: No caso da impossibilidade orçamentária e/ou logística de realizar-se as oficinas, é possível também serem realizadas vivências com a finalidade de introduzir o conteúdo oferecido pelo grupo, com duração reduzida (3 horas cada).


Relação de oficinas oferecidas pelo Projeto Guarará:

- Workshop de Congo ES (bate papo + vivência prática) 

- Oficina de Áudio Visual (Vídeo-Áudio-Foto) 

- Oficina de Produção Executiva para Shows e CDs - Oficina de Canto Popular

- Processos criativos: Como criar sonoridades diferentes através de kits de bateria, percussão e lateria

Música Corporal - Brincando de Maestro 

- Oficina de Criação de Repertório de Brincadeiras Musicais 

- Oficina de Percussão Corporal 

- Oficina de Ritmos Brasileiros na Percussão Corporal 

- Oficina de Rabeca  

- Oficina de Retrato

- Oficina: Passo Marcado


DESCRIÇÃO DAS OFICINAS e MINISTRANTES

Ministrante: FLÁVIO RUBENS (2 oficina)


1. Oficina de Rabeca

Nesta oficina, o objetivo principal é que o aluno consiga desempenhar uma performance independente para o seu desenvolvimento futuro. Associando as técnicas de afinação, arqueado e digitação trabalhadas com conhecimentos musicais populares como tocar "de ouvido" e temas de diferentes manifestações populares o alunos poderá assim desenvolver sua liberdade com o instrumento para realizar música. Serão abordados aspectos históricos, formas de construção, opções de material para o instrumento como tipos de cordas e arcos diferentes além de repertório, compositores, linguagens e possibilidades experimentais com o instrumento. Não é necessário conhecimento musical. A oficina poderá ser cursada com qualquer tipo de rabeca ou violino.


2. Oficina de Pífano

Nesta oficina, o aluno terá contato com o instrumento e sua forma de tocar. Será abordada a técnica de construção do som, afinação a partir da embocadura livre, digitação do instrumento e possibilidades experimentais do instrumento. Também será tema os deferentes tipos de flauta como a transversal, a flauta doce, a flauta de pan, as flautas orientais, as kenas, todas do ponto de vista do pífano. O repertorio de referência será o brasileiro com suas diferentes linguagens como o forró, o xote, as canções tradicionais do nordeste além do repertório das bandas de pífanos. Não é necessário conhecimento musical. A oficina poderá ser cursada com qualquer tipo de pífano ou flauta transversal.

Ministrante: CARLOS ZIMBHER (3 oficinas)

1. Oficina de Canto Popular
A meta principal desta oficina é municiar os participantes com elementos básicos do Canto Popular, a saber: respiração, impostação, dicção e emissão vocal. A partir de exercícios elementares de respiração e da execução de vocalizes e canções simples, escolhidos especialmente para que o aluno possa tomar contato com as técnicas utilizadas para cantar com mais desenvoltura, volume, afinação e projeção.

2. Oficina de Musicalização para Iniciantes (violão)

A partir do primeiro contato com o violão, a oficina pretende iniciar os participantes no universo da música. Não se pretende com essa oficina formar violonistas, mas sim usar este instrumento como um primeiro contato do aluno com um instrumento e, a partir daí, ensinar noções básicas de acordes, harmonia, canto (acompanhado de violão) e repertório.

3. Oficina de Produção Executiva para Shows e CDs

Nesta oficina, o ministrante discorrerá sobre todos os aspectos legais e artísticos que envolvem a produção de um show profissional e a gravação de fonogramas musicais para a confecção de CDs, disponibilização na internet ou qualquer outro tipo de uso da obra fonográfica. Noções básicas de Direito Autoral, Pré- Produção, Produção e Pós- Produção de Shows (passagem de som, liberação do show nos órgãos competentes, divulgação, etc.) e noções básicas sobre estúdio de gravação, arregimentação de músicos, liberação de obras lítero-musicais, etc. Serão destrinchadas nesta oficina.


Ministrante: BETO MENDONÇA (1 oficina tripla)

Oficina de Áudio Visual (Vídeo-Áudio-Foto)

Oficina pratica de base para captação, edição, finalização e armazenamento de vídeo digital. Oficina de Áudio: Oficina Pratica de Base para gravação, mixagem, finalização e armazenamento de arquivos digitais e para base de operação de um sistema de som pequeno. Oficina de Foto: Oficina pratica de base para captação, tratamento para impressão e armazenamento de foto digital.


Ministrante: GUSTAVO SOUZA (1 oficina)

Processos criativos: Como criar sonoridades diferentes através de kits de bateria, percussão e lateria


A oficina visa estimular a criatividade e versatilidade dos participantes, mostrando as possibilidades sonoras de instrumentos inusitados como sucatas, e instrumentos comuns como a bateria e percussão eletrônica, para criar diferentes texturas e nuances em trabalhos musicais. O curso também propõe uma demonstração das etapas do processo de criação e gravação de um disco focada na sessão rítmica.

Ministrante: DANI ZULU (4 oficinas)

1. Música Corporal - Brincando de Maestro

Voltado ao público de todas as idades, esta vivência proporciona a oportunidade de cantar cantigas populares acompanhadas por ritmos brasileiros tocados no próprio corpo, através das técnicas da percussão corporal. Por meio da regência de sinais, o grupo experimenta reger e ser regido, ora fazendo o papel de um maestro de uma orquestra, ora sendo um instrumentista.

2. Oficina de Criação de Repertório Brincadeiras Musicais

Essa oficina fornece ferramentas para os educadores, recreacionistas e crianças criarem seu próprio repertório de brincadeiras a partir de duas fontes de pesquisa: os diferentes estilos musicais (rock, pop, mpb, etc) e as brincadeiras vivenciadas na infância. Além disso, exercita a criatividade, a memória musical e corporal, a coordenação e o trabalho em grupo.

3. Oficina de Percussão Corporal

É uma proposta pedagógica baseada na utilização do corpo como instrumento musical. A exploração dos inúmeros sons produzidos pelo corpo é o ponto de partida dessa pesquisa. Palmas, estalos, batidas no peito, sapateados, vácuos de boca, recursos vocais entre vários outros sons, são encadeados na produção de ritmos e melodias. Através do aprendizado de ritmos e de jogos de improvisação o aluno vai aprimorando tanto sua coordenação motora quanto sua capacidade de criar, ouvir e interagir num grupo.

4. Oficina de Ritmos Brasileiros na Percussão Corporal

Esta oficina tem como objetivo adaptar ritmos brasileiros através das técnicas da percussão corporal usando timbres percussivos do corpo e a voz. Serão aplicados jogos de improvisação, exercícios de independência rítmica e de regência em naipes percussivos. 

Ministrante: RAFAELLA NEPOMUCENO (2 oficinas)

1. Oficina de Retrato

Essa oficina propõe a integração dos participantes que se dividem em dupla se possuem a missão de registrar o colega, sendo modelo e artista ao mesmo tempo. Técnicas básicas em pintura, desenho de observação e desenho cego, serão utilizadas. As duplas se revezam e para encerrar a vivência, cada participante faz um auto- retrato, com os materiais e as técnicas utilizadas durante o processo.

2. Passo Marcado

Essa oficina propões uma experiência interdisciplinar, onde os participantes experimentam a dança e a pintura simultaneamente. Com uma lona estendida no chão e tintas em locais estratégicos, os passos são registrados ao som do ritmo escolhido. Os pés descalços em contato com a tinta, carimbam a pisada formando um grande painel no fim do processo. Esse painel se transforma no cenário para a apresentação.

Ministrante: PROJETO GUARARA Workshop de Congo ES (bate papo + vivência prática)

Essa workshop foi desenvolvido para levar o interesse do Congo do Espírito Santo para interessados em geral. Tem como objetivo possibilitar aos participantes uma assimilação plena do ritmo, melodias e letras, dança, cortejo e aspectos visuais e históricos desse Congo.

Histórico: Para que esta manifestação popular seja vivenciada de forma consciente e fundamentada, é necessário que os participantes conheçam sua origem, seus mestres com suas histórias curiosas, sua religiosidade, a função de seus instrumentos e os motivos de seus cortejos. Esses conteúdos serão repassados e partilhados através do uso de vídeo e material escrito contendo relatos de “Mestres de Congo” e de estudiosos do folclore capixaba. 

Ritmo: Os participantes assimilarão o ritmo do congo capixaba e exercitarão sua batida nos tambores de congo, nas casacas (reco-reco de cabeça talhada), nos ganzás, caixa, cuíca e triângulo com o manuseio adequado de cada instrumento sob a regência do apito. Também serão passadas algumas pequenas diferenças que ocorrem entre as bandas no que diz respeito à abertura, condução e encerramento das cantigas ou toadas. 

Melodias e Letras: Como auxílio de uma apostila, os participantes terão acesso às letras e temas das toadas do Congo ES. Ouviremos CDS das bandas de Congo capixaba e em seguida cantaremos um número significativo de toadas sempre buscando executar sua estrutura padrão, ou seja, puxador e coro. 

Máscaras e Cortejo: Os participantes aprenderão a confeccionar máscaras de Congo. Apreciaremos fotos, imagens de vídeo e material escrito sobre o carnaval de Congo (Congo de máscaras) que acontece todo ano em Roda D’ Água - ES. Saberão tudo que acontece na festa: a fincada e retirada do mastro, sua dança e seu cortejo.

Roda de Congo: No encerramento, será realizada uma grande roda de Congo vivenciando todos os conteúdos assimilados durante a oficina.







Nenhum comentário:

Postar um comentário